INSTITUCIONAL / Histórico

 

Suprir a carência na área da saúde, melhorando os serviços da região. Este foi objetivo da Comunidade Evangélica ao fundar a Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, em março de 1951. Começava a tomar vida o Hospital Ana Nery.

A ideia inicial era a de construir um hospital, mas como o projeto idealizado era de alto custo, a Sociedade enfrentou dificuldades para dar prosseguimento a esta proposta. Até que no dia 12 de setembro de 1955, em Assembleia Extraordinária, a direção resolveu comprar o Hospital Arroio Grande, então de propriedade do médico Ingo Ebert. No início do mês seguinte, a instituição já foi transferida para a Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery.

Ao longo da sua história, muitos momentos difíceis vieram, chegando a cogitar-se a possibilidade de transformar o hospital em um asilo. Em todos os momentos, o apoio da Comunidade Evangélica foi fundamental.

No final da década de 80, o Hospital Ana Nery passou por uma grande dificuldade financeira. A Previdência atrasou o pagamento dos estabelecimentos de saúde, ocasionando atraso na remuneração dos funcionários e a paralisação de muitos hospitais, inclusive do Ana Nery.
    
O Hospital estava também enfrentando um processo de execução que a Caixa Econômica Federal moveu contra a entidade devido ao não pagamento do empréstimo feito ao FAS. Esta situação foi resolvida somente em outubro de 1989, quando a Comunidade Evangélica assumiu a dívida em troca de uma área de terra de 3.377,36m2, onde foi construído o núcleo da Comunidade Apóstolo Paulo.

As dificuldades persistiram por mais alguns anos, com greves de funcionários e dívidas junto aos fornecedores. Em 1990, com a troca de administração, uma nova política de gestão foi implantada. Novas parcerias foram firmadas com o intuito de aumentar os serviços oferecidos pelo Hospital, ampliando o número de atendimentos.

Desta forma, esforços conjuntos da Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, do corpo clínico, funcionários, administração e Comunidade Evangélica contribuíram para a normalização da situação no decorrer dos meses seguintes e posterior crescimento do Hospital.

Atualmente, a instituição possui 81 leitos, sendo sete no seu Centro de Terapia Intensiva. Realiza, em média, 500 procedimentos cirúrgicos mensais em seis salas cirúrgicas nas mais variadas especialidades médicas.

O Hospital é referência regional em oncologia onde é Unidade de Alta Complexidade para Tratamento Oncológico (UNACON). Através do seu Centro de Oncologia Integrado (COI), oferece o tratamento integral do câncer, beneficiando aproximadamente 820 mil pessoas, proporcionando um atendimento completo aos pacientes com câncer, passando pela prevenção, diagnóstico, cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

O Ana Nery está consolidado como um centro de referência, com profissionais qualificados, equipamentos de alta tecnologia e com serviços especializados nas mais diversas áreas da medicina. Mas sempre houve a preocupação em seguir os objetivos estipulados pela primeira diretoria da Sociedade, caracterizando o Hospital como uma instituição de caráter comunitário.
Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha