Hospital investe na segurança do paciente e torna-se pioneiro na utilização de pulseiras de identificação


A qualificação nos serviços prestados pelo Ana Nery é uma preocupação constante que ganhou força ao adotar o modelo de gestão participativa na área de enfermagem. Com um atendimento humanizado e sabendo que cada um tem a sua história, desde sexta-feira, dia 19, o Hospital inova na área de segurança do paciente, passando a adotar a pulseira de identificação para seus clientes, tornando-se pioneiro nesta área na região. Criado em julho de 2011, o Grupo de Risco e Segurança (GRS), visa avaliar riscos e implementar medidas de prevenção e segurança a todos que passam pelo Ana Nery, desde os pacientes até o público interno. Baseado em normatizações e padrões internacionais, dentre as metas propostas estão as pulseiras de identificação, utilizadas neste primeiro momento pelos clientes que ficarem em observação no plantão. A partir do dia 1º de novembro, todos que internarem no Ana Nery receberão as pulseiras de identificação. Nelas irão constar dados impressos contendo nome completo do paciente e da instituição, data de nascimento e número de atendimento e ela será intransferível, inviolável, hipoalergênica. A coordenadora do GRS e enfermeira assistencial do Hospital, Suzeline Ferreira, afirma que este é mais um passo importante dado neste trabalho realizado com o apoio da direção da entidade. “A segurança está muito ligada com a qualidade do serviço prestado, que é a missão do Hospital. Este tipo de procedimento é importante porque gera mais segurança para a equipe e confiança ao paciente que se sente ainda mais valorizado. A utilização das pulseiras impressas é uma inovação na área de prevenção de erros hospitalares nas casas de saúde da região”, explica a profissional. A pulseira será colocada no momento da baixa na recepção e retirada na alta pela equipe de enfermagem. “No momento da internação, nossos colaboradores colocarão a pulseira no paciente que irá receber orientações sobre a importância desta identificação. Acreditamos que não adianta simplesmente fazer o ato sem fornecer informações e esclarecimentos”, comentou Suzeline. Ela ainda lembra que a ideia no futuro é que todas as pessoas que realizarem algum tipo de atendimento no Hospital recebam o dispositivo no pulso.


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