Qualidade de vida e saúde são temas de palestra

Evento
11-jun
00:00h

Médico e Escritor J.J.Camargo palestrou em Santa Cruz, no dia 11 de junho.
0
Como envelhecer bem e ser feliz? Como manter a qualidade de vida com o aumento da longevidade das pessoas? Essas perguntas estão presentes a todo momento na sociedade que vê a população de idosos crescer significativamente. Para falar sobre esse tema, o médico e escritor J.J.Camargo palestrou em Santa Cruz, no dia 11 de junho. O evento, que contou com apoio do Corpo Clínico do Hospital, Dupond Pioneer e Aquarius Flat Hotel, integrou a programação da X Jornada Cuidando do Cuidador do Ana Nery, que acontece de nove a 13 de junho.
 
O Dr. Carmargo, como é conhecido, iniciou lembrando que cada pessoa é única e não existem fórmulas de felicidade prontas. Entre os fatores determinantes para a felicidade de uma pessoa, estão o prazer no trabalho, reconhecimento profissional, reciprocidade no afeto, interação social, ter uma vida familiar estável, estabilidade econômica, convicções ideológicas ou religiosas, paixão pelos filhos e a preservação do bom humor. “Não há felicidade sem saúde e só percebemos isso quando ficamos doentes”, alertou.
 
Esbanjando bom humor, o médico também deu dicas para cuidar da saúde: manter-se magro, fazer exercícios e preservar em níveis normais a glicose, pressão arterial e o colesterol. Já para o cérebro, sugeriu como forma de prevenção de doenças estudar idiomas, ler, ouvir música, cultivar a arte e praticar esportes. Também lembrou do impacto do tabagismo e do estresse na saúde das pessoas.
 
Entre os itens que podem ser usados na sociedade para medir a qualidade de vida, estão a ausência do medo, garantia de emprego, confiança na polícia e justiça, cuidado com a coisa pública, respeito pelo gestor, capacidade de indignação e doação de órgãos.
 
Para concluir, reforçou a importância de se manter ativo física e mentalmente, cultivar bons relacionamentos e ter alegria de viver. Depois de encerrar a palestra, Camargo autografou livros e posou para fotos com admiradores.
 
Mais Informações: O Médico J.J. Camargo é Diretor de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia (POA-RS) e foi pioneiro em transplantes de pulmão na América Latina. Ele tem uma coluna semanal no caderno Vida do Jornal Zero Hora. Entre os livros publicados está A tristeza pode esperar!, publicado pela editora L&PM.
 


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha