Leitura leva atenção e carinho para pacientes no Ana Nery


Vonia traz livros diversos para o Hospital toda semana.
0
A professora universitária e doutoranda Vonia Engel tem uma rotina diferente às terças-feiras pela tarde, quando vai até o Ana Nery e realiza visitas para os pacientes internados. Nos encontros, leva palavras de conforto e faz leituras que vão desde poemas, mensagens de reflexão ou trechos de livros. As publicações são da sua biblioteca pessoal e entre os preferidos estão os poemas de Carlos Drummond de Andrade.
 
A educadora já tem experiência com o voluntariado pois começou esse trabalho em Horizontina, onde residiu por três anos, em parceria com os alunos da Faculdade de Horizontina (FAHOR). No Ana Nery iniciou em março, depois de se cadastrar na unidade local da Parceiros Voluntários. “Essa tarde é um momento especial para mim pois gosto muito do contato com as pessoas e me faz refletir sobre os nossos valores e prioridades na vida. Também procuro incentivar os meus filhos com esse exemplo”, conta.
 
Segundo Vonia, a receptividade das pessoas tem sido surpreendente. “Eles conversam sobre o que estamos lendo, contam da sua saúde e dos planos para quando tiverem alta”, explica. De acordo a professora, alguns pacientes estão sozinhos e ficam muito felizes por receber uma visita e conversar um pouco. “Algumas vezes nos emocionamos juntos”, confidencia.
 
A paciente Clarice Grade estava internada há vários dias, e na última terça-feira, recebeu a vista de Vonia. Depois de conversarem e refletirem sobre o texto que foi lido, despediram-se com um abraço. “Não esperava por essa visita e achei muito legal”, comentou Clarice. Para a coordenadora de Comunicação e Marketing do Hospital, Michele Henn Waechter, essa proposta vem ao encontro da atuação da instituição voltada ao atendimento humanizado para os pacientes.


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha