IMAMA e Ana Nery promovem seminário sobre câncer de mama


Seminário que falou sobre câncer de mama reuniu mais de 200 pessoas no Hotel Charrua.
0
O seminário Câncer, quais os caminhos a percorrer? reuniu mais de 200 pessoas hoje, seis de novembro, no Hotel Charrua, em Santa Cruz do Sul. Os participantes vieram de diversas cidades da região, como Vera Cruz, Rio Pardo, Pantano Grande, Sinimbu, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. O evento foi uma iniciativa do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e do Hospital Ana Nery, através do Centro de Oncologia Integrado (COI), com o apoio do Hotel Charrua. 
 
A abertura do Seminário foi feita pela supervisora de projetos do IMAMA, Rita Cunha, que apresentou a instituição e falou do alto número de pacientes com câncer de mama no Rio Grande do Sul, que é o segundo estado com o maior número de casos, atrás apenas do Rio de Janeiro. Segunda Rita, o objetivo do Seminário é trazer informações sobre o câncer de mama, desmistificar a doença, abordar os direitos dos pacientes, reforçar que quando a doença é detectada precocemente a chance de cura é de 95% e divulgar a luta pelo cumprimento da Lei dos 60 dias que prevê o início do tratamento em até 60 dias do diagnóstico de câncer. O evento também proporcionou a troca de informações entre pacientes, cuidadores, familiares e profissionais de saúde.
 
Na sequência, a voluntária do IMAMA, Ieda Maria Beier, explicou a atuação do grupo de advocacy Dando Voz a Causa. De acordo com ela, advocacy significa lutar por uma causa por meio da conscientização da população e acompanhamento da atuação do poder público. Entre as ações prioritárias do grupo estão a educação para saúde e a divulgação constante sobre o câncer de mama.
 
A coordenadora de comunicação e Marketing do Ana Nery, Michele Henn Waechter, fez uma apresentação institucional do Hospital, seguida da enfermeira Cleusa Piovesam, que falou dos 14 anos do Programa de Prevenção do Câncer de Mama e Colo Uterino desenvolvido pelo Hospital. Foi exibido um vídeo explicando a atuação do Programa que acontece na periferia e localidades do interior do município e já atendeu mais de 25 mil mulheres.
 
O médico oncologista Antônio Dal Pizzol Júnior palestrou com o tema: visão do câncer de mama, prevenção, diagnóstico, tratamento e atualidades. Na parte da tarde, a advogada Maria Cristina Franceschi explicou os direitos fundamentais dos pacientes de câncer de mama.
 
O Seminário também contou com apresentações artísticas do Coral do Clube da 3ª Idade "Arte de Viver", da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, que animou o início da manhã. O grupo de teatro da AAPECAN de Santa Cruz do Sul também participou, além do grupo de canto da Liga Feminina de Combate ao Câncer.


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha