Inicia ampliação da Radioterapia no Ana Nery


Iniciam as obras para ampliação da Radioterapia no Ana Nery
0

Em 2012, o governo federal anunciou a ampliação dos serviços de radioterapia em 80 hospitais no país que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Ana Nery foi uma das instituições beneficiadas e receberá um investimento de R$7 milhões, integralmente custeado pelo Ministério da Saúde. O recurso contempla a aquisição de um novo aparelho e a construção do prédio para abriga-lo (chamado Bunker). Com a obra concluída, a instituição poderá dobrar o número de atendimentos.

Para viabilizar esse investimento, o Hospital adquiriu um terreno ao lado do Centro de Oncologia Integrado, na Rua Amapá. O local já recebeu terraplanagem, canalização e está pronto para o início da construção que deve acontecer em meados de março e ser concluída até o fim do ano. De acordo com o diretor executivo do Ana Nery, Lídio Rauber, a empresa que fará a construção foi contratada diretamente pelo Ministério da Saúde e o equipamento de radioterapia será um modelo com tecnologia de ponta. “Em 2014, atendemos em média 116 pacientes por mês para radioterapia e, com essa ampliação, poderemos duplicar esse número beneficiando mais pacientes oncológicos da região”, explica.

Nessa obra, também está incluída a ampliação da subestação de energia do Hospital, através da instalação de dois transformadores de 150 KVA cada para atender a demanda do novo acelerador linear, que é o equipamento usado para o tratamento de radioterapia. Segundo Rauber, esse reforço é necessário para suprir a demanda de energia que será usada para operar o novo aparelho.

Saiba mais – A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.

A radioterapia é usada por 70% dos pacientes com câncer, principalmente no tratamento de tumores de próstata, esôfago, cabeça e pescoço. Também é utilizada com intuito preventivo de recidiva em tumores operados de mama, estômago e sistema nervoso central. Além disto, o tratamento auxilia na redução da dor daqueles pacientes com metástase óssea.



Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha