Federação das Santas Casas do Estado contesta declarações do secretário estadual da saúde


Declarações causaram estranheza por parte da Federação e dos Hospitais filantrópicos do Estado.
0
As últimas declarações do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, causaram estranheza a rede de hospitais sem fins lucrativos do Estado. A afirmativa de que as pendências de pagamentos de outubro e novembro devem ser “absorvidas” pelas entidades com alguma economia, demonstram o total desconhecimento do atual gestor acerca da realidade destas instituições.
 
Dispostos a esclarecer o dia-a-dia destes hospitais – responsáveis por mais de 70% do atendimento SUS aos gaúchos, que trabalham com déficits históricos – a Federação está solicitando uma audiência, em caráter de urgência, com o secretário.  Não admite-se que os 245 hospitais sejam tratados de tal forma. Os serviços prestados nos meses de outubro e novembro não podem ser “esquecidos” pelo Gestor e muito menos absorvidos. O trabalho foi feito, o pagamento também deverá ser feito.
 
“Os pacientes, as urgências e emergências, trabalham diariamente. Eventuais cortes de recursos devem ser informados anteriormente para que a população não encontre as portas desses hospitais fechadas, por falta de condições de atendimento”, palavras do presidente da Federação, Julio Dornelles de Matos.
 
Não podemos deixar de esclarecer que houve um grande avanço no quesito recursos para a saúde do Rio Grande do Sul. O problema é regredir deste progresso, não estamos falando de cortes necessários, estamos falando de mais de 7 milhões de vidas que dependem única e exclusivamente do SUS.
 
Reitera-se que a Federação quer estreitar laços com o novo Governo, colocando-se à disposição para construir políticas de saúde. O que não vamos admitir é o retrocesso.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Federação das Santas Casas do RS.


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha