Hospital Ana Nery promove ações e sensibilização no Outubro Rosa


Cor preta será utilizada juntamente ao rosa, em virtude das dificuldades financeiras enfrentadas pelos hospitais filantrópicos.
0
Já virou tradição. Outubro, o mês rosa, é o momento onde se intensificam os esforços para promover a prevenção ao câncer de mama. No país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a alteração é o tipo mais comum da doença entre as mulheres, respondendo por cerca de 25% dos novos casos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
 
No Hospital Ana Nery, a luta contra a doença é diária. Diversos são os casos atendidos no Centro de Oncologia Integrado (COI) da instituição, referência regional no tratamento da doença. Criado pela entidade para promover ações preventivas, educativas e de promoção da saúde, o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino (PPC) é realizado há 15 anos, onde mais de 25 mil atendimentos já foram realizados, sendo que aproximadamente 900 mulheres tiveram a retirada de lesões pré-cancerígenas.
 
Neste sentido, doações de empresas e da comunidade em geral têm sido muito importantes para a manutenção do PPC, principalmente diante do cenário de dificuldades financeiras enfrentado pelo hospital, devido ao atraso de repasses e corte de incentivos da esfera pública federal. Assim, neste ano, o movimento do Outubro Rosa também terá conotação de pesar em determinados momentos da campanha.
 
Ações: mesmo diante de adversidades, o Hospital Ana Nery salienta e acredita que o Outubro Rosa é um importante momento para divulgação de informações e promoção de ações que reforçam a prevenção. Assim, no próximo sábado, 10, ocorre uma caminhada alusiva ao movimento, realizada pela Unopar, Aapecan, Liga Feminina de Combate ao Câncer e COI. A concentração para a atividade será na Praça Getúlio Vargas, às 9h30, com chegada na Praça da Bandeira. Após, o público presente terá acesso a serviços gratuitos de beleza (manicure, pedicure, maquiagem e corte de cabelo) e saúde (exames, orientação psicológica e nutricional), além de um momento cultural (show, teatro e apresentação de danças).  O Brechó da Campanha Fios de Esperança, que visa angariar recursos para confecção de perucas para pacientes com câncer, também estará presente com um ponto de coleta para doações de mechas de cabelo. Haverá mateada com a Ervateira Santa Cruz.
 
Durante a 31ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que ocorre de sete a 18 de outubro no município, os visitantes que passarem pelo estande do Ana Nery no Pavilhão 2 da Festa poderão realizar doações e também encontrar as camisetas especiais na cor rosa, com identidade da Campanha Pela Vida. A iniciativa também visa promover o movimento de prevenção ao câncer de mama, aliado ao sentimento de solidariedade no auxílio ao hospital.
 
As ações ocorrem também dentro do Ana Nery, onde cartazes serão distribuídos pelas áreas de circulação da instituição e laços rosa e preto, aderindo ao propósito do protesto, serão disponibilizados para colaboradores e visitantes. O laço é um dos símbolos do movimento e utilizá-lo preso à roupa no mês de outubro também virou um hábito bastante difundido. Dicas sobre o tema também serão compartilhadas na fanpage do Hospital Ana Nery no Facebook (facebook.com/ananery.scs).
 
Por fim, através de outra parceria solidária, o COI, a Aapecan e a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz serão contemplados com parte do lucro do mês de Outubro de estabelecimentos comerciais locais previamente cadastrados no Movimento Outubro Rosa. Através de uma iniciativa da Unopar, diversas empresas já estão confirmadas como apoiadoras (ver lista abaixo), onde todo o valor arrecadado será dividido em valores iguais entre as instituições beneficiadas.
 
Estabelecimentos parceiros:
Antigo Bistrô
Bom Sabor Delivery
Cachorro do Fucinho
Café Dorinho
Cafeteria Iluminura
Domcello Pizza Express
Espaço Gourmet Sabor e Saúde
Hilda G Gastronomia
Le Chef
Nativa Hamburgueria
Padaria Pritsch
Parrilla La Campana
Pasteten Platz
Pizzaillo Delivery
Pizzaria Buona Gente  
Pizzaria do Pedaço
Pizzaria Fornalha
Quiosque da Praça
Qui-Rô Sushi e Temakeria  
Restaurante Di Capri  
Restaurante Ginástica
Restaurante Panela de Barro
Restaurantes Guloso  
Sorella Café


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha