Hospital Ana Nery inicia projeto de Musicoterapia em CTI e Oncologia


Ao longo do mês de setembro pacientes do CTI e da Quimioterapia contarão com a Musicoterapia como terapia alternativa
0

            O Hospital Ana Nery iniciará no mês de setembro a implantação de um novo projeto, que leva em conta o cuidado humanizado e a terapia alternativa no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e também no  Centro de Oncologia Integrado - Quimioterapia: a Musicoterapia.

As sociedades mais primitivas já utilizavam a música como terapia. Entretanto, foi apenas na década de 90 que a musicoterapia passou a ser estudada como instrumento de terapia alternativa para distúrbios como ansiedade e depressão.

A partir disto, surgiram outros trabalhos confirmando a redução da ansiedade com o uso da música em pacientes críticos e em pacientes oncológicos. Os estudos também identificaram a evidência de efeitos fisiológicos, tais como, redução da frequência cardíaca, da pressão arterial, da dor e da prevalência de insônia nos internados.

Estudos recentes têm demonstrado que a musicoterapia pode ajudar no enfrentamento do câncer. Um deles, realizado em 2011 pela Universidade de Drexel (Estados Unidos) e atualizado em agosto de 2016, mostrou que esse tipo de terapia parece contribuir para o alívio da dor, da ansiedade e da fadiga. Ainda segundo esse estudo, a musicoterapia pode contribuir para a diminuição do número de medicamentos tomados pelos pacientes oncológicos, assim como o tempo de internação.

A musicoterapia também possibilita a integração de pensamentos, emoções e sentidos em relação aos processos de adoecimento, internação, convalescença e até nos momentos finais de vida. A busca por uma maior harmonização e serenidade pode ser acessada pelas práticas integrativas e a musicoterapia pode oferecer este espaço também.

Através da estimulação sensorial, estima-se que o relaxamento provocado pela música gere, em última instância, uma melhor regulação neuro-hormonal central, que auxilia a homeostase de processos biológicos integrados ao sistema nervoso central. O repertório escolhido para tal finalidade foi a música clássica, salientando que será repeitado a cultura e origem de cada paciente.

Vale destacar que o Hospital Ana Nery iniciou, ainda no ano passado, a utilização da Musicoterapia como terapia alternativa para pacientes internados. A novidade agora é a implantação em CTI e Oncologia.


 
Hospital Ana Nery
08/09/2017 



Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha