Inicia ampliação da Radioterapia no Hospital Ana Nery


Reunião para tratar sobre a ampliação contou com representantes do Hospital Ana Nery, do Ministério da Saúde e de empresas envolvidas nas obras
0

Em 2012, o governo federal anunciou a ampliação dos serviços de radioterapia em 80 hospitais no país que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Ana Nery foi uma das instituições beneficiadas e recebeu um investimento de R$7 milhões, integralmente custeado pelo Ministério da Saúde. O recurso contemplará a aquisição de um novo aparelho e a construção do prédio para abrigá-lo (chamado Bunker).

De acordo com o Diretor Executivo do Ana Nery, Gilberto Antonio Gobbi, o Hospital já havia adquirido um terreno ao lado do Centro de Oncologia Integrado, para que fosse possível viabilizar esse investimento. “Com o suporte oferecido pelo hospital, que agilizou todos os tramites necessários, o Ministério da Saúde pôde contratar as empresas responsáveis pela construção e pudemos dar início às obras”, complementa.

Na manhã da última quinta, 05, representantes do Ministério da Saúde, do Hospital Ana Nery, da Secretaria de Saúde de Santa Cruz e das empresas responsáveis pela obra e equipamentos, RAF Arquitetura, Varian, Intus Engenharia & Gestão e Concremat Engenharia e Tecnologia, estiveram reunidos no Hospital Ana Nery, para formalizar a parceria e assinar os contratos necessários.

“Este momento nos traz muitas alegrias, pois esta obra era muito aguardada, há alguns anos, não só pelo Ana Nery como também por toda a comunidade”, comemora Gobbi.

Durante a reunião, o Diretor Médico do Hospital Ana Nery, Luiz Alberto Hauth, relembrou os primeiros passos dados pela instituição na inauguração da Oncologia. “Começamos pequeno, por isso nos orgulha muito podermos oferecer todo o ciclo de tratamento aqui, desde as consultas, quimioterapia e também a radioterapia. Estamos felizes em poder oferecer o melhor para a comunidade e os nossos pacientes”, destaca.

Davi Lessa de Azevedo Pereira, Supervisor do Ministério da Saúde, reforçou que, para o Ministério, entregar todas as obras de Radioterpia está em primeiro plano. “O plano nacional de expansão do serviço de radioterapia iniciou em 2012 e cada obra finalizada e entregue é sinônimo de pacientes sendo tratados, pacientes tendo uma nova chance”, reitera. Ele também aproveitou a oportunidade para agradecer ao Hospital Ana Nery, que desde o início se empenhou para viabilizar a realização desta obra.  

Em 2017 o Hospital Ana Nery realizou em média 110 tratamentos de Radioterapia por mês e a previsão, com a conclusão da obra, prevista para fevereiro de 2019, é dobrar este número beneficiando mais pacientes oncológicos da região. Como a obra não terá vinculação direta com a estrutura do Hospital, o serviço oferecido atualmente não sofrerá nenhuma alteração.

Saiba mais – A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.

A radioterapia é usada por 70% dos pacientes com câncer, principalmente no tratamento de tumores de próstata, esôfago, cabeça e pescoço. Também é utilizada com intuito preventivo de recidiva em tumores operados de mama, estômago e sistema nervoso central. Além disto, o tratamento auxilia na redução da dor daqueles pacientes com metástase óssea.


 
Hospital Ana Nery
06/07/2018

 



Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha