Novembro Azul: mês da prevenção e cuidados com a saúde do homem


Novembro Azul: um mês para falar sobre a saúde do homem
0

Depois das ações de prevenção realizadas ao longo do mês de outubro, para marcar o Outubro Rosa, conhecido como mês oficial da luta contra o câncer de mama e colo uterino, agora é a vez dos homens celebrarem o Novembro Azul, internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum da doença.

 

Ao longo do mês de novembro, o Hospital Ana Nery estará oferecendo, gratuitamente, exames de PSA para homens com mais de 45 anos. O PSA é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata. Por isso, apenas o médico pode fazer a leitura correta do exame e, caso necessário, solicitar exames complementares ou iniciar o tratamento.

 

Confira abaixo os dias, horários e formas de agendamento:

 

No dia 14 de novembro haverá uma Feira de Saúde no Posto de Coleta do Laboratório de Análises Clínicas Ana Nery localizado no Bairro Esmeralda, em frente à UPA. A atividade acontecerá das 09hs às 12hs. Além de oferecer o exame PSA, a instituição disponibilizará aferição da pressão arterial e orientações de saúde. Para coleta do PSA, é necessário agendar horário pelo telefone (51) 2106-4408, pois as vagas são limitadas.

 

Outra ação com foco na prevenção será realizada no dia 23, das 09hs às 12hs, junto ao Posto de Coleta do Laboratório de Análises Clínicas – Centro, que fica na Rua Fernando Abott, 270 – Sala 1 do Centro Médico. Neste dia, além de aferição da pressão arterial e das orientações de saúde, também serão realizados exames PSA. Os homens, acima de 45 anos, interessados em realizar o exame, devem entrar em contato pelo telefone (51) 2106-4408 para agendar um horário, pois as vagas são limitadas.

 

Já no dia 27 de novembro a Feira de Saúde será no Posto de Coleta do Laboratório de Análises Clínicas Ana Nery que fica junto à Casa de Saúde, Rua João Rabuske, 12. A atividade acontecerá das 09hs às 12hs. Além de oferecer o exame PSA e as orientações de saúde, a instituição disponibilizará aferição da pressão arterial. Para coleta do PSA, é necessário agendar horário pelo telefone (51) 2106-4408, pois as vagas são limitadas.

 

Encerrando a programação, a instituição vai disponibilizar exames de PSA no dia 30, no Laboratório Ana Nery, que funciona junto ao Hospital, na Rua Pereira da Cunha, 209. A atividade acontecerá das 13h às 16h e para agendar um horário é necessário entrar em contato pelo telefone (51) 2106-4408. Vagas limitadas.

 

Movimento Outubro Rosa & Novembro Azul - Empresas dispostas a ajudar e entidades ligadas à pacientes em tratamento contra o câncer estão unidas no Movimento Outubro Rosa & Novembro Azul, que busca fortalecer a importância da prevenção, além de arrecadar recursos financeiros para melhorias nos serviços prestados pelo Centro de Oncologia Integrado - COI do Hospital Ana Nery, que oferece às comunidades de 33 municípios da região atendimento qualificado e humanizado.

A iniciativa, que conta com apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer, reúne 37 estabelecimentos (ver lista abaixo), cadastrados no Movimento, que irão auxiliar a entidade com doações nos meses de outubro e novembro ou disponibilizando urnas para que os clientes possam depositar qualquer quantia em apoio à Oncologia do Ana Nery. O valor arrecadado com esta ação será usado para a compra de materiais para o Centro de Oncologia: materiais de cauterização (para procedimento de conização), pijamas para pacientes da Radioterapia, materiais para cirurgia de mama de pacientes oncológicas e poltronas para melhor acomodar os pacientes e seus acompanhantes enquanto aguardam atendimento.

 

Estabelecimentos parceiros: Arezzo, Be.you.tiful - By Rafela Severo, Boduá, Cachorro do Fucinho, Café Miller, Cartório Trentin, Casa Plural, Churrascaria Centenário, Clínica Hansen, Cucas da Rosana, Farmácias São João, Fórum, Hotel Aquarius Flat, Hotel Charrua, Iluminura, Julia Camargo, Ligeirinho Mega Mix, Loja Addore, Lupo, Móveis Luciane, Odontologia Miller, Padaria Jamaica, Padaria Pão Nosso, Pizzaria do Primo, Posto Carlão, Posto Flamengo, Posto Laço Velho, Proeza Beer, Qual é o teu Pastel?, Quiosque da Praça, Restaurante 1053, Restaurante da Gruta, Restaurante Gellada, Restaurante Goerck, Restaurante Pioneiro, Santa Rô, Sexy Moda Íntima, Tevah e Uninter.   

 

 

Hospital Ana Nery

01/11/2018




Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha